A URI Santiago foi palco, em dois dias, de muita discussão,reflexão, amizade, integração, cultura e atualização. O Campus sediou o V Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI, recebendo em sua unidade as outras cinco, Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, São Luiz Gonzagae Cerro Largo. Participam deste seminário, todos os anos, os diretores dos Campus, diretores das escolas, chefes de departamentos, coordenadores de área do conhecimento,coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu e técnicos-administrativos da Universidade. Cerca de 250 pessoas participaram em Santiago. O seminário também recebeu o Reitor e os pró-reitores de Ensino, Rosane Vontobel Rodrigues, coordenadora do evento, de Pesquisa,Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos e de Administração, Clovis Quadros Hempel.
A programação:
O seminário teve início às 13h da segunda-feira, 15, com credenciamento. Na abertura, a Escola Especial Carlos Humberto Aquino Frota, aAPAE, realizou o espetáculo “Sonhos e Pesadelos”. O Diretor Geral do Campus Santiago, professor Francisco Assis Gorski, acolheu a todos na abertura, e, na sequência, o Reitor,professor Luiz Mario Silveira Spinelli, levou ao público o tema “Vivendo a Universidade”.
No 1° dia, após o coffee break da tarde, o professor Ricardo Rossatto falou sobre ensino superior e epistemologia no Salão de Atos. Na parte da noite, a professora Michele Noal Beltrão, Diretora Acadêmica do Campus, foi a responsável pelo acolhimento. O público presenciou um grande espetáculo da Cia. Corpus de Ballet, da coreógrafa Viviane Spagnolo, professora de dança da Escola de Educação Básica da URI. O ballet dramático “Lago dos Cisnes” foi a primeira apresentação de uma noite repleta de cultura. Após a dança, o seminário trouxe um pouco de humor para a plateia com show do Mulita.No Círculo Militar, local onde ocorreu o jantar de confraternização, Nenito Sarturi e grupo Manancial, cantaram as consagradas: “Um Pito”, “Querência Amada”e “Canto Alegretense”, arrancando aplausos e emocionando a plateia, a qual fez inúmeros pedidos.
No 2° dia, terça-feira, a programação teve início às 8h30min,quando o professor Jorge Padilha dos Santos, Diretor Administrativo do Campus anfitrião, acolheu a todos. Logo após, a interdisciplinaridade foi o tema principal do professor Rafael Müller, da UNESC. Na manhã da terça-feira, o seminário foi dividido por segmentos.
Encerramento emocionante:
No fechamento, no Salão de Atos, o público presenciou “O Chapeleiro Maluco e o Check-up de Alice” , com os professores Giancarlo e Elisabete Cerutti, da URI Frederico Westphalen. Uma maneira lúdica de falar de educação,da URI, dos desafios atuais. A professora Rosane Vontobel Rodrigues fez um emocionado encerramento, em que realizou um retrospecto do que o seminário ofereceu, agradecendo de forma muito carinhosa a toda a equipe que se envolveu no evento.
O Reitor Spinelli despediu-se dos participantes de forma diferente: a Rua dos Poetas de Santiago serviu de inspiração para que ele gravasse uma mensagem de fechamento. Na mensagem, Spinelli fala do cenário escolhido, da função do seminário, da tecnologia e do valor que devemos dar a tantos objetos de uso diário que nos trazem tamanhos benefícios. “Eu tenho certeza que foi um seminário muito produtivo, que fez com que as pessoas parassem para pensar na Universidade e estamos certamente retornando melhores para nossas casas a partir de mais esse momento vivido pela Universidade”. Cada participante recebeu um pen-card com a marca da URI na saída.
0 comentários:
Postar um comentário
O conteúdo dos comentários não representa a opinião dos editores. O blog não se responsabiliza pelo que é comentado por seus leitores.